quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um lugar para reflexão

Se existe um lugar onde gosto de refletir idéias é no cabeleireiro. Pode parecer estranho, mas é verdade. Costumeiramente onde corto meu cabelo, ao me sentar na cadeira, olho para frente e vejo o espelho refletindo minha imagem e, ao lado dele, várias folhas escritas coladas na parede com frases de filósofos de várias épocas. Sócrates, Platão, Einstein, Confúcio. Algumas das mentes mais brilhantes que deixaram suas marcas que se perpetuaram com o passar dos anos através de seus discípulos e seguidores.

É estranho encontrar um material rico desse tipo em um lugar como esse. Mas eu sinto uma paz de espírito nesse lugar que vocês não têm idéia. Lendo aquelas frases eu analiso a minha vida, minha relação com meus amigos, conhecidos e com pessoas que ainda vou conhecer. Reflito sobre o porque a sociedade está se tornando cada vez mais materialista, apegando-se a bens materiais e a dar valor apenas as pessoas pelo que elas têm, e não, pelo que elas são. Isso resume a uma frase de Gustavo de Assis que diz: "Na busca desesperada de ter, o homem esquece de ser".

Tenho pena de pessoas assim. Que não refletem suas idéias e que fazem amizades por apenas interesse. Que dão valores por coisas insignificantes que, em muitos casos, podem ser fatores principais para acabar com uma amizade ou um casamento.

Muitas vezes, pensei que me expressava de uma forma complicada, mas, definitivamente, discordo. É o vocabulário e conhecimento limitado de muitas pessoas que me fazem afirmar que são elas que são pobres de cultura, por só se importarem com coisas superficiais. Eu agradeço a Deus por ter esse senso crítico e essa fome de conhecimento, que, infelizmente, alguns rotulam como caretice.

Nenhum comentário: