segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Sessão Retro: O Fantástico Jaspion


Um grande sucesso nos tempos da extinta TV Manchete. O Fantástico Jaspion foi sem dúvida um dos seriados que marcou a vida de muitas pessoas no final da década de 80. Muitas delas hoje, desejam assistir mais uma vez na TV as aventuras de Jaspion.

Jaspion é um nome formado com as palavras Justice e Champion. Unindo-as fica Juspion (campeão da justiça), mas foi adaptado para Jaspion. Apesar de não ter feito muito sucesso no Japão, foi um estouro no Brasil. Foi um dos seriados mais assistidos nos tempos da Manchete. Muitas comunidades no Orkut sobre a série comentam que gostariam de assistir o seriado novamente na telinha. Numerosos membros chegaram até a coletar nomes para enviar mensagens às emissoras de TV do Brasil, mas não atendem aos apelos dos fanáticos da série. Hoje, Power Rangers é a série que é transmitida pela Rede Globo que exibe o seriado desde 15 anos atrás quando tudo começou com Mighty Morphin Power Rangers. Após essa, surgiram outras fases como Turbo, O Resgate, Força Animal, Tempestade Ninja, entre muitas outras.

Jaspion marcou a vida de muitas pessoas até hoje não pelos efeitos especiais da época, que hoje são considerados precários, mas pela história que envolvia ação, mistério e comédia. Diferente dos Rangers que eram seis, Jaspion era apenas um único guerreiro disposto a defender a paz do Universo. Na aventura desse guerreiro, muitos inimigos cruzaram seu caminho e tentaram destruí-lo a todo custo.

O personagem principal Jaspion que era órfão ainda bebê, foi criado pelo profeta Edin. Um ancião que lembra muito o personagem Gandalf de O Senhor dos Anéis já que tinha cabelos compridos, barba, bigode e usava um cajado mágico. Edin não era apenas profeta, mas também cientista. Ele desenvolveu todas as armas que Jaspion usava. A armadura Metaltex era a roupa utilizada pelo herói que sempre a ativava em momentos de perigo. Havia também veículos como a Alan Moto Space, uma moto toda incrementada que voava e disparava lasers. Gaibin Jet e Gaibin Tanque também foram criações de Edin. Mas a maior invenção do cientista foi Daileon.

Uma nave que além de permitir que Jaspion viajasse pelo espaço, era uma das armas mais poderosas do herói. A espaçonave se convertia em um poderoso robô de combate: Gigante Guerreiro Daileon. Diferente dos Megazords dos Power Rangers, Daileon não usava espada ou escudo. Apenas usava o Raio Cósmico liberada em uma parte vermelha do corpo do robô e o Golpe Daileon. Esse golpe era ativado quando Jaspion percebia que o monstro inimigo já estava enfraquecido. Os braços de Daileon se energizavam após uma chuva de relâmpagos que caía do céu. Por fim, era finalizado com uma corrida de impulso onde o gigantesco robô acertava os dois punhos no monstro que voava alguns metros para frente e explodia como uma gigantesca bola de fogo.

Jaspion tinha muitos adversários. Um dos inimigos mortais era Satã Goss. Parecido com o personagem Darth Vader de Guerra nas Estrelas (Star Wars), era um ser gigantesco considerado o demônio da galáxia. A entidade maligna tinha como objetivo erguer o Império dos Monstros que seria governado por ele próprio. O grande demônio da galáxia era muito poderoso, e uma de suas habilidades era converter monstros para o lado do mal e ampliar a sua força. Satã Goss dominou e converteu muitos monstros para tentar destruir Jaspion. Alguns quase destruíram Daileon onde Jaspion teve que se retirar de batalha para que a nave-robô não fosse destruída.

Satã Goss viajava por muitos planetas para encontrar o lugar ideal para erguer o Império dos Monstros, mas foi na Terra que ele se fixou. Assim que o ser maligno chegou ao planeta, descobriu que o planeta era considerado como o Planeta dos Monstros. Jaspion também o seguiu e assim permaneceu na Terra. O herói no começo estranhou um pouco o comportamento dos habitantes da Terra, mas com o tempo se adaptou a cultura e chegou até a utilizar um automóvel.

Quando o guerreiro chegou ao nosso planeta pela primeira vez, se deparou com um novo inimigo que a partir de então, seria o seu arqui-rival. Seu nome era Macgaren. O novo inimigo não era um vilão qualquer: era filho de Satã Goss. Assim como o pai, também possuía muitos poderes.

Jaspion e Macgaren lutaram várias vezes, mas duas resultaram na morte do vilão. Na primeira, o herói cortou o braço direito e depois o despadeçou. Na segunda, o enfraqueceu completamente e deu o golpe final, mas o vilão continuou vivo e se transformou em seu pai, Satã Goss. Enfraquecido, Macgaren não conseguiu manter a nova aparência e poderes e acabando por explodir.


Resumo

A história de O Fantástico Jaspion começa quando o jovem Jaspion e Edin estão em uma caverna e o ancião encontra um pedaço do Antigo Testamento da Bíblia da Via-Láctea. Uma pedra onde estava escrito profecias e todo o passado do Universo. Na escritura consta que quando Satã Goss despertar, a fúria dos monstros espaciais dominará os planetas e em breve a constelação será exterminada. As últimas linhas têm uma frase pela metade onde diz que há uma maneira de acabar com Satã Goss que só é descoberta com o avançar dos episódios. Edin encontra o segundo pedaço que diz: “Para acabar com Satã Goss é necessário as cinco crianças irradiadas pela luz do pássaro dourado." Nesse tempo, o pai de Macgaren passa por um período de transformação onde ele aumenta mais os seus poderes passando a ser o poderoso Satã Goss.

No decorrer da história, Jaspion derrota muitos inimigos a mando de Macgaren e Satã Goss como Purima, Goru, Zampa, Aigaman, entre outros. A cada luta vencida, o espírito de batalha do herói se fortalece, resultando em uma grande diferença de forças na luta final contra Macgaren.

Na última batalha, Jaspion enfrenta Macgaren, disposto a tudo para ajudar seu pai a construir na Terra o Império dos Monstros. Os dois se enfrentam em uma árdua luta onde usam lasers, veículos e espadas. Quando o filho de Satã Goss se vê pronto para matar Jaspion, o herói o surpreende perfurando-o no peito enfraquecendo-o. Jaspion executa o golpe final Spadium Laser/Cosmic Laser e derrota Macgaren. Mesmo derrotado, o vilão não se entrega e sofre uma transformação. Assim como seu pai, ele também se torna Satã Goss. Com suas últimas forças ele tenta acabar com o seu rival, mas enfraquecido pela última batalha morre explodindo em vários pedaços.


O poderoso Satã Goss ao perceber que seu filho está morto, perde o controle e parte para cima de Jaspion. Como vingança, ele mata Edin que, após receber uma poderosa energia do monstro, morre nos braços de seu pupilo. Ainda transtornado pela morte de seu filho, ataca o herói de todas as formas. Daileon entra em cena para ajudá-lo na batalha contra Satã Goss. Os dois travam uma batalha violenta em que o grande robô leva uma grande desvantagem. As cinco crianças tentam ajudar Jaspion que unem suas mãos fazendo cinco pássaros dourados surgirem. As cinco aves se unem e se transformam em uma gigantesca espada para o Gigante Guerreiro Daileon. Mesmo empunhando a espada, Satã Goss ainda leva vantagem. O final da história aparece quando um bebê surge do centro da Terra e aparece envolto em uma estranha energia dourada: a energia do pássaro dourado. A criança chora sem parar e deixa o grande demônio da galáxia atordoado. Jaspion percebe que essa é sua única chance, consegue enfraquecer Satã Goss decepando um de seus braços. Ele energiza a espada e aplica o golpe final Daileon Cosmic Laser similar ao golpe Spadium Laser/Cosmic Laser que usa para destruir os seus inimigos. Satã Goss é destruído e explode liberando uma grande quantidade de energia.

E assim, a história se encerra com a vitória do guerreiro que consegue defender a paz do Universo. Jaspion acaba criando o bebê que o salvou dando o nome Tarzan Galáctico, já que ele acredita que a criança também seja órfã.

Abaixo está um dos melhores episódios da série onde Jaspion destrói Macgaren pela primeira vez. Após ser morto, é revivido pela bruxa galáctica Kilza a mando de Satã Goss.


Um comentário:

Tito 9 disse...

Cara, com certeza este foi uma (senão for o melhor)das batalhas mais emocionantes de todos os tempos, com certeza voltei ao meu tempo de criança nesses 23 minutos de video, parabéns cara!!!
meu e-mail: titonove@hotmail.com