terça-feira, 24 de junho de 2008

A polêmica da volta dos tokusatsus à TV


É o sonho de milhões de pessoas que adoravam ver os seus heróis preferidos combaterem o mal! Décadas de 80 e 90. Uma época marcada por uma turma de super-heróis de olhos puxados que contagiaram o Brasil, dispostos a proteger a Terra e o Universo contra vilões perversos. Os personagens pareciam ser reais diante de uma grande interpretação que mostravam em cena, além dos dubladores, que pareciam viver os seus personagens!

Comunidades do orkut movimentam um assunto que vêm sendo debatido há muito tempo. O retorno dos seriados japoneses na TV. Muitas pessoas reclamam que gostariam de rever na telinha os seus heróis de infância em ação. Também consideram que a atual leva de super-heróis conhecidos como Power Rangers são uma farsa copiada há mais de 15 anos. Desde sua primeira versão, Mighty Morphin Power Rangers que foi cópia de um seriado super sentai, que não emplacou no Japão chamado Zyuranger.

Abertura de Zyuranger (JAP)


Até hoje, todos os seriados super sentais produzidos na terra do sol nascente, são copiados pela Disney que os nomeia como Power Rangers. A temporada atual dos Rangers, que passa nas manhãs da Rede Globo, é uma das mais recentes cópias de um super sentai japonês conhecido como Tokusou Sentai Dekaranger. O termo S.P.D do sentai oriental, que na versão americana é apenas uma sigla para tornar o nome mais chamativo, em Dekaranger significa Special Police Dekaranger.

Abertura de Power Rangers SPD (EUA)




Abertura de Tokusou Sentai Dekaranger (JAP)



Em razão dessa atitude produzida pela empresa que tem como símbolo o rato mais popular do planeta (Mickey Mouse), é que desagrada muitas pessoas de diversas comunidades que valorizam até hoje os seriados japoneses que foram exibidos na extinta TV Manchete como Jaspion, que sem dúvida, foi o herói que mais marcou a infância dessas pessoas. Algumas pessoas levantam informações publicadas em blogs de que a Rede TV, na onda de exibir desenhos japoneses irá apostar em sua programação trazer de volta os antigos tokusatsus. Os fãs estão divididos diante dessa enxurrada de informações. Não sabem se isso é verdade, ou um boato.

Como a TV aberta está exibindo uma programação de baixa qualidade e que dificilmente chama a atenção do telespectador, um possível retorno dos seriados japoneses seria uma interessante estratégia de uma emissora conseguir audiência. O SBT desde que exibiu o seriado Chaves pela primeira vez, o mantém sempre no ar em diferentes horários. É um dos programas que garante uma boa audiência para a emissora de Sílvio Santos. Em razão disso, os fãs de tokus acreditam que os seriados japoneses se voltarem ao ar, farão parte da programação de uma emissora de TV definitivamente. Resta saber se alguma delas irá corresponder com a expectativa dos telespectadores, que até hoje gostam dos seriados que fizeram história na telinha até hoje!

Nenhum comentário: