E hoje na Cidade do Cabo foram definidos os oito grupos com suas respectivas seleções para a Copa do Mundo de 2010. A apresentadora do evento não poderia ser ninguém menos do que a atriz de Hollywood, a sulafricana Charlize Theron, que por sinal, é uma mulher lindíssima. É difícil acreditar que ela é oriunda de um país em que a maioria da população é negra.
32 seleções terão um destino em comum. Disputarão uma competição que atrai os olhares de todo o planeta. Do sorteio, a anfitriã África do Sul, do técnico Carlos Alberto Parreira, pegou o "grupo da morte", o grupo A. A seleção da casa tem uma difícil missão pela frente. Enfrentará dois campeões mundiais, Uruguai e França, e o México. O técnico Parreira vai ter muito trabalho pela frente se quiser ver sua seleção avançar para as oitavas de final.
O grupo B, liderado por Argentina, também não vai ter moleza. Os nossos "hermanos", campeões em 78 e 86, terão um desafio a parte. Enfrentarão duas seleções fortes, Nigéria e Grécia, e a Coréia do Sul, que na copa de 2002, chegou a ir até a semifinal, mas perdeu para a Alemanha.
Pelo grupo C, a Inglaterra pegará os Estados Unidos, Argélia e a Eslováquia. O grande jogo dessa chave será contra os americanos porque foram os adversários do Brasil na Copa das Confederações e deram muito trabalho. Sairam na frente pelo placar de 2 a 0, mas a nossa seleção demonstrou poder de reação e virou o jogo para 3 a 2, conquistando o título.
O grupo D, liderado pela tradicional Alemanha, detentora de três títulos mundiais (1954, 1974 e 1990), tem uma chave confortável, diante da circunstância. Austrália é uma seleção fraca. Sérvia é uma seleção talentosa, mas não tem muita tradição, além de não ter Petkovic no elenco, que seria um jogador fundamental para uma boa atuação na Copa. O desafio será a seleção de Gana, que tem motivos de sobra para fazer bonito. Após vencer o mundial Sub-20 no Egito, os ganeses querem mostrar que a seleção principal também é muito competitiva e que tem condições de ir muito longe na Copa. A Alemanha vai ter que suar muito a camisa e demonstrar a frieza de sempre, para superar o fôlego da seleção de Gana.
No Grupo E, a cabeça de chave desse grupo é a Holanda. No passado, foi conhecida como "Laranja Mecânica". E de lá para cá provou ser uma seleção forte para essa competição. Os holandeses estão em um grupo equilibrado, composto por Dinamarca, Japão e Camarões. As três seleções mostraram um bom futebol nas edições de Copa do Mundo que já participaram e vão querer repetir esse desempenho.
O grupo F, liberado pela "Esquadra Azurra" tem uma chave fácil. Dois dos seus três adversários são fáceis que são Nova Zelândia e Eslováquia. O adversário à altura será o Paraguai, que teve um bom desempenho nas eliminatórias sulamericanas da Copa do Mundo e tem condições de fazer frente com a Itália.
O Brasil comanda o grupo G. A seleção do técnico Dunga terá pela frente a Coréia do Norte, Costa do Marfim, do craque jogador do Chelsea, Drogba, e Portugal, do atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. Brasil X Portugal, o último jogo da Seleção Brasileira, tem tudo para ser um dos melhores da competição.
Por fim, a "Fúria", como é conhecida a Espanha, enfrentará a Suíça, que no último mundial não tomou um gol sequer e foi eliminada apenas na disputa de pênaltis, Honduras e Chile. Podemos esperar um bom desempenho dos espanhóis e, principalmente dos suíços, que evoluíram muito o seu futebol nos últimos anos.
A África já está no clima da Copa do Mundo. Agora nos resta aguardar para essa Copa que tem tudo para ser uma das melhores de todos os tempos. Para que o evento continue promovendo a paz entre os povos e que os una pelo esporte que gira em torno das quatro linhas e que, a cada ano que passa, conquista cada vez mais fãs. Bem-vindos ao planeta Bola. Em 2010, a África do Sul será o centro das atenções do mundo. Vem aí, a Copa do Mundo FIFA 2010. E boa sorte a nossa seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário